Grande Mãe Prajnaparamita

 

A grande mãe – um método para superar impedimentos e obstáculos por meio da recitação do Sutra Essência da Sabedoria (o Sutra Coração)

 

Todos os seres vivos desejam ser felizes, mas repetidas vezes seu desejo de felicidade é frustrado por obstáculos e impedimentos – tanto externos quanto internos. Impedimentos externos podem surgir de objetos animados, como seres humanos maldosos ou animais selvagens; ou de objetos inanimados, como os quatro elementos exteriores – terra, água, fogo e vento -, que podem originar terremotos, enchentes, incêndios e furacões. Impedimentos internos surgem de causas que estão dentro do nosso corpo e da nossa mente. Se os quatro elementos internos estão num estado de equilíbrio harmonioso, nosso corpo estará saudável. Mas quando eles se desequilibram, nosso corpo sofre uma variedade de problemas e doenças. Se nossa mente estiver repleta de pensamentos negativos e delusões – como apego desejoso, raiva e ignorância-, colheremos resultados de grande prejuízo e sofrimento. Pensamentos negativos e delusões nos impedem de manter a mente em paz e também destroem qualquer felicidade que tenhamos obtido.

Os principais obstáculos que impedem o nosso avanço à libertação e à iluminação podem ser resumidos nos quatro maras – palavra em sânscrito que significa demônio. São eles: o mara delusões; o mara agregados; o mara Senhor da Morte e o mara Devaputra. Alguém que conquistou esses quatro maras completamente é um Buda, ou um Conquistador.

Todo sofrimento que temos surge como resultado das nossas delusões e das ações que criamos sob a sua influência. Além de interromperem temporariamente nossa felicidade e paz, as delusões também impedem nosso avanço à felicidade última da libertação e da iluminação.

Nossos agregados contaminados são a verdadeira natureza do samsara e a base para todo o nosso sofrimento. Enquanto tivermos esses agregados, seremos incapazes de atingir a libertação.

O Mara Senhor da Morte refere-se à morte comum, descontrolada, que nos priva da oportunidade de completar nossa prática espiritual. A menos que tenhamos purificado por completo nossas ações negativas e obtido um firme controle sobre nosso corpo, fala e mente, não podemos ter certeza de que, depois da nossa morte, não cairemos num renascimento inferior, onde a prática espiritual será impossível e do qual dificilmente escaparemos.

Os Maras Devaputra, como o Ishvara Negro, são seres reais que atrapalham nosso avanço espiritual à libertação e à iluminação. Eles, por exemplo, tentaram perturbar Buda Shakyamuni, quando ele estava a ponto de demonstrar, sob a árvore Bodhi, como se alcança a iluminação.

Para alcançar felicidade temporária enquanto permanecemos no samsara e para avançar sem impedimentos rumo à felicidade última da libertação e da iluminação, precisamos de um método especial que nos permita evitar e superar impedimentos em geral e os quatro maras em particular. Esta prática cumpre este propósito e pode ser feita para nosso próprio benefício ou para o benefício dos outros.

Mais instruções sobre essa prática no livro Novo Coração de Sabedoria.

Quintas:

  • 18:00h – 19:00h – Preces de Sabedoria Prajnaparamita – (atividade gratuita aberto à todos)
Compartilhe!

Deixe uma resposta