Bem vindo ao Programa fundamental

[button link=”http://www.meditarbh.org.br/programa-fundamental/caminho-alegre-da-boa-fortuna/” color=”orange”] Caminho Alegre da Boa Fortuna, na Prudente de Morais[/button]

[button link=”http://www.meditarbh.org.br/programa-fundamental/compaixao-universal/”] Compaixão Universal, na Prudente[/button]

O objetivo do Programa Fundamental é proporcionar uma apresentação sistemática de tópicos particulares do budismo mahayana para capacitar os praticantes a aprofundarem seu conhecimento e experiência do budismo. Para participar é necessário marcar uma entrevista e fazer matrícula.

O programa abrange os seguintes assuntos, fundamentados nos ensinamentos de sutra de Buda e os respectivos comentários feitos pelo Venerável Geshe Kelsang Gyatso:

1. As etapas do caminho a iluminação, com base no comentário Caminho alegre da boa fortuna

2. Treino da mente, com base no comentário nos comentários Compaixão universal e Oito passos para a felicidade

3. O Sutra Coração, com base no comentário Coração de sabedoria

4. Guia do estilo de vida do Bodissatva, com base no comentário Contemplações significativas

5. As diversas mentes, com base no comentário Entender a mente

Os benefícios de estudar e praticar esses textos são os seguintes:

Caminho alegre da boa fortuna – obtemos a habilidade de pôr todos os ensinamentos de Buda, tanto os do sutra como os do tantra, em prática. Avançamos e concluímos facilmente as etapas do caminho à felicidade suprema da iluminação. Do ponto de vista prático, as Etapas do Caminho são como o corpo principal dos ensinamentos de Buda, e os outros ensinamentos, como as suas ramificações.

Compaixão universal e Oito passos para a felicidade – obtemos a habilidade de incorporar os ensinamentos de Buda em nossa vida diária e de solucionar todos os nossos problemas humanos.

Coração de sabedoria – obtemos uma realização da natureza última da realidade. Por obter essa realização, podemos eliminar a ignorância do auto-agarramento, que é a raiz de todo o nosso sofrimento.

Contemplações significativas – transformamos nossas atividades diárias no estilo de vida do Bodissatva, tornando significativo cada instante da nossa vida humana.

Entender a mente – entendemos a relação entre nossa mente seus objetos exteriores. Se entendermos que os objetos dependem da mente subjetiva, poderemos mudar o modo como os objetos nos aparecem mudando a nossa própria mente. Gradualmente obteremos a habilidade de controlar nossa mente e, assim, solucionar todos os nossos problemas.

Maiores informações favor contatar: epc.maitreya.br@meditarbh.org.br

Compartilhe!

Deixe uma resposta