Retiro de Carnaval 2015

O que é um retiro?

No livro Guia à Terra Dakini, o Venerável Geshe Kelsang Gyatso explica:

“Retiro é um período em que interrompemos nossos afazeres e atividades exteriores, a fim de enfatizar uma determinada prática espiritual”

Em Fevereiro, durante 4 dias (14 à 17), o Centro Budista Kadampa Maitreya irá oferecer um retiro com ênfase na prática de purificação. Neste retiro teremos ensinamentos sobre o carma e a prática de purificação de Buda Vajrasattva.

Uma ação, seja ela de corpo, fala ou mente, é denominada carma, em sânscrito. Todas as nossas ações de corpo, fala e mente são causas, e todas as nossas experiências são os seus efeitos. A lei do carma explica porque cada indivíduo tem um temperamento único, uma aparência física única e experiências únicas.

O sofrimento é criado por nossas próprias  ações; ou carma; não é uma punição. Sofremos porque, em nossas vidas anteriores, cometemos muitas ações não-virtuosas, como matar, roubar, enganar os outros, destruir felicidade alheia e esposar visões errôneas. A fonte de todas essas ações negativas são as nossas próprias delusões, como raiva, apego e a ignorância do agarramento ao em-si.

Sob a influência de mentes deludidas acumulamos, em nossas vidas anteriores, grande quantidade de carma negativo. Como resultado, experienciamos agora dificuldades em desenvolver fé e convicção no Dharma e em fazer progressos nas etapas do caminho à iluminação. Além disso, se não purificarmos toda essa negatividade enquanto temos chance, teremos de experienciar grande sofrimento no futuro.

Qualquer ser vivo, até mesmo um verme ou um inseto, pode cometer ações negativas; mas somente os seres humanos têm a fortuna de serem capazes de purificá-las. Temos acumulado ações não virtuosas e experienciado seus resultados de sofrimento desde tempos sem início; mas agora, temos a oportunidade de purificar nosso carma negativo – não de criar mais! Já que purificação é a raiz de felicidade futura e de realizações espirituais, devemos nos empenhar para limpar nossa mente das delusões e do carma negativo pela prática da meditação e recitação de Vajrasattva. Este é um método muito poderoso de purificação.

O quanto podemos purificar depende da intensidade de aplicação dos quatro poderes oponentes:

1. O poder do arrependimento;
2. O poder da confiança;
3. O poder da força oponente;
4. O poder da promessa.

Uma vez que tenhamos purificado nossa mente do agarramento ao em-si e de todas as outras delusões, nossas ações serão naturalmente puras. Viveremos num mundo puro, onde nosso corpo, prazeres e amigos serão puros. Não haverá o menor traço de sofrimento, impureza ou problemas. É assim que podemos encontrar verdadeira felicidade dentro de nós.

Horários 14/02 , 15/02, 16/02 e 17/02

1ª sessão: 9h-10h30

2ª sessão: 11h-12h

3ª sessão: 15h-16h30

4ª sessão: 17h-18h

Favor chegar com pelo menos 15 minutos de antecedência antes de cada sessão. Não haverá atendimento na recepção durante as sessões.

 

Importante: Não será oferecido almoço. Os participantes poderão ir para casa no intervalo do almoço ou almoçar em restaurantes próximos. Todos podem permanecer no próprio centro budista entre os intervalos.

 

Inscrições e valores:

Não é necessária experiência prévia.

Retiro completo 4 dias: R$200

Dia avulso: R$60

Alunos do Programa Fundamental não pagam

As inscrições poderão ser realizadas pela internet (logo abaixo) e no próprio centro budista.

Importante: haverá inscrição no centro budista nos dias de retiro APENAS antes de começar a primeira sessão.

Compartilhe!

Deixe uma resposta