space md
Imgem e texto: left
Aulas da Kadam Vanda - Domingos às 10h
Aulas da Kadam Vanda - Domingos às 10h

MARÇO 2024

TEMA PARA MARÇO: “Vacuidade: A natureza ilusória de todas as coisas”

Em março, exploraremos os ensinamentos e as meditações sobre a sabedoria que realiza a verdadeira natureza das coisas, conhecida como vacuidade, que nos permitirá compreender e, eventualmente experimentar diretamente como as coisas realmente existem.

03/03 (domingo) – 10:00 às 11:30 – Título: “Vacuidade: A natureza ilusória de todas as coisas – O que é a vacuidade? ”

Tema: Vacuidade

 Introdução: Neste momento, as nossas percepções estão continuamente sob a influência de uma ignorância profunda – um erro que nos leva a compreender mal como as coisas que existem, e essa má compreensão sobre a verdadeira natureza das coisas, que atribuímos qualidades intrínsecas boas ou más, a pessoas, coisas e situações, o que só aumenta o nosso apego e a nossa raiva. Vamos aprender a parar as emoções negativas por compreender a natureza ilusória de todas as coisas.

10/03 (domingo) – 10:00 às 11:30 – Título: “Vacuidade: A natureza ilusória de todas as coisas – Uma meditação na vacuidade do nosso corpo”

Tema: Vacuidade do corpo

 Introdução:  Por meio nosso conhecimento sobre a vacuidade descobriremos que na verdade, todos os fenômenos são vazios de existir fora da nossa mente, incluindo nosso próprio corpo. Em certo nível, conhecemos bem o nosso corpo – sabemos se ele está saudável ou doente, no entanto se examinarmos mais profundamente questionando-nos: O que é o meu corpo? Onde está o meu corpo? E qual a sua real natureza? Se procurarmos por ele desse modo, concluiremos que na verdade ele é da mesma natureza de corpo sonho. Nesta aula experimentaremos a meditação na vacuidade do nosso corpo.

17/03 (domingo) – 10:00 às 11:30 – Título: “Vacuidade: A natureza ilusória de todas as coisas – Uma meditação na vacuidade da nossa mente” 

Tema: Vacuidade

 Introdução: Buda explica que a nossa mente não é uma entidade independente, mas um continuum em constante mudança, que depende de muitos fatores; por exemplo: os seus momentos anteriores, os seus objetos, e os seus ventos-energia interiores sobre os quais nossas mentes estão montadas. Ela é na verdade, um conjunto de muitos fatores, carecendo por isso, de existência do inerente. Nesta aula experimentaremos a meditação na vacuidade da nossa mente.

24/03 (domingo) – 10:00 às 11:30 – Título: “Vacuidade: A natureza ilusória de todas as coisas – Uma meditação na vacuidade do nosso eu” 

Tema: Vacuidade

 Introdução: Segundo Buda, o objeto ao qual nos agarramos mais fortemente é o nosso self, ou eu. Embora nos agarremos a um “eu” inerentemente existente o tempo todo – mesmo durante o sono – não é fácil identificar de que maneira ele aparece para nossa mente. Nesta aula descobriremos que na verdade o eu que tanto apreciamos, que defendemos, e ao qual nos aferramos, na verdade é uma mera ilusão para a nossa mente. Nesta aula experimentaremos a meditação na vacuidade do nosso eu.

31/03 (domingo) – 10:00 às 11:30 – Título: “Vacuidade: A natureza ilusória de todas as coisas – Deixando ir o medo, a ansiedade e o pânico

Tema: Vacuidade

 Introdução: Através da meditação sobre a vacuidade seremos capazes de vivenciar nossas vidas de uma maneira maravilhosamente diferente e calma, entendendo que os objetos existem em um estado muito mais flexível e que cabe a nós decidir qual a melhor forma de nos relacionarmos com eles. Tomamo-nos alguém que está sonhando e tomou consciência de que está sonhando. Desta forma ganhamos a liberdade de transformar as circunstâncias do sonho (nossa vida!) em algo alegre e significativo.

Imgem e texto: left
A CURA PELA RESPIRAÇÃO
A CURA PELA RESPIRAÇÃO

com Kelsang Genden - 09 a 23 de março de 2024

Em resumo que eu, direta e indiretamente,

Ofereça ajuda e felicidade a todas as minhas mães,

E secretamente, tome sobre mim

Todos os seus males e sofrimentos.

– Bodisatva Langri Tangpa


A prática profunda de Tomar e Dar é um dos métodos mais poderosos para transformar e superar a nossa própria negatividade e sofrimento, desenvolvendo compaixão e amor muito poderosos, curando doenças e purificando o nosso corpo, fala e mente.

Neste curso especial passaremos um tempo contemplando e meditando profundamente sobre esta prática extraordinária que tem o poder de transformar radicalmente nossa vida no caminho da iluminação.

09/03 - Tomar por meio de Compaixão

16/03 - Dar por meio de Amor

23/03 - Montar Tomar e Dar na Respiração

Imgem e texto: left
Aulas de Meditação e Budismo Moderno - Sábados às 17h
Aulas de Meditação e Budismo Moderno - Sábados às 17h

Débora sábados 17h

🍃09/03: Como melhorar nossos relacionamentos 

Uma vez que estejamos livres do autopreço, não perderemos nosso desejo de ser feliz, mas compreenderemos que a felicidade verdadeira é encontrada em beneficiar os outros. Teremos descoberto uma fonte inesgotável de felicidade dentro da nossa própria mente - o nosso amor pelos outros. Desse modo seremos capazes de melhorar nossos relacionamentos. 

🍃16/03: Não existem outros

Nossa impressão de que somos uma ilha, um indivíduo auto suficiente e independente não condiz com a realidade. É mais próximo da realidade nos imaginarmos como uma célula no vasto corpo da vida. Não podemos existir sem os outros e eles por sua vez são afetados por tudo que fazemos. 

🍃 23/03: Como transformar a sua vida 

Acreditamos que o que vai nos trazer felicidade são fontes exteriores. Mas isso é o nosso grande um equívoco e o que cria todos os nossos problemas! Vamos aprender nessa aula como podemos transformar nossa vida de um estado de sofrimento para um estado de felicidade. 

🍃 20/03: Você é o que você pensa ser

Por acreditarmos que existe um eu inerentemente existente, ficamos presos à esse eu, tal qual como percebemos cheio de limitações e falhas. Através de uma meditação especial vamos transformar a aparência comum desse ser sofredor com o qual nos identificamos, em um ser puro e com potencial ilimitado.

Imgem e texto: left
Aulas de Meditação e Budismo Moderno - Segundas às 20h
Aulas de Meditação e Budismo Moderno - Segundas às 20h

Ensinamentos vindos do coração de Buda para transformarmos nossas vidas e encontrarmos verdadeira felicidade e paz interior.

Cada semana um ensinamento diferente, com inspiração e aplicação prática em nossos dia a dia.

As Inscrições podem ser feita na hora e local do evento